top of page

5 melhores filmes de animação da DreamWorks

Poster DreamWorks

A Disney acompanhou a maioria das nossas infâncias e tem ainda hoje um grande nome quando nos referimos a filmes de animação, no entanto não é um caso único e há muito a agradecer à DreamWorks por nos encher de histórias e diferentes personagens icónicas.


A DreamWorks Animation é um estúdio de animação detido pela Universal Pictures, e que chegou até a fazer parte da DreamWorks Pictures. Como tal, nesta lista abaixo apresentada irão fazer parte todos os filmes de animação da DreamWorks como conjunto e não separando as duas companhias que se dividiram em 2004.


Quais são então as regras para a constituição da lista? Contam apenas longas-metragens de animação; Têm de ter como produtora a DreamWorks Animation ou Pictures; Visto que são vários os filmes de animação e seria injusto deixar alguns de fora, a lista contará também com uma menção honrosa àqueles que merecem ser também referenciados.


5. Wallace & Gromit: A Maldição do Coelhomem (2005)


Poster Wallace & Gromit

Wallace & Gromit apesar de ser uma criação do grande estúdio britânico, especializado na arte do stop-motion, Aardman Animations, a longa-metragem Wallace & Gromit: A Maldição do Coelhomem é uma produção conjunta entre os dois estúdios.


Wallace e o seu amigo de quatro patas, com muito mais juízo, são contratados para controlar a peste de coelhos que ia destruindo as plantações e, consequentemente, o festival hortícola da vila. No entanto, como não poderia ser tão simples com esta dupla, uma maldição apodera-se de toda a situação, libertando um monstro que piora toda a situação.


O stop-motion e toda a relação entre Wallace e Gromit são já razão suficiente para dar destaque ao filme nos catálogos da produtora, mas não é apenas por isso que consta nesta lista. Em 85 minutos consegue contar uma história completa, acrescentar diferentes elementos de diferentes géneros cinematográficos e até várias referências a clássicos.


4. Madagáscar (2005)


Poster Madagascar

Assim como alguns outros desta lista, Madagáscar marcou a infância de uma geração, fazendo-nos acompanhar a aventura de Alex, Marty, Melman e Gloria na ilha africana. Rapidamente percebemos a dinâmica deste grupo e as características únicas de cada um.


Um grupo de quatro animais foge do zoo de Nova Iorque e dão à costa de Madagáscar, onde encontram o grande desafio de aprender a viver na floresta e lidar com os seus instintos animais.


Um filme cheio de cores, música e talento a nível de vozes, quer na versão original com Chris Rock, Ben Stiller, David Schwimmer e Jada Smith, como na versão portuguesa com Pedro Laginha, Bruno Nogueira, Rui Oliveira e Leonor Alcácer. Além deste grupo de animais, é sempre impossível esquecer dos memoráveis pinguins e o grande Rei Juliano e a sua coroa que abana o rabo.


3. Gato das Botas: O Último Desejo (2022)


Poster O Gato das Botas

O filme mais recente da lista e custa-me deixar apenas nesta posição intermediária, o que diz muito sobre a sua qualidade e também dos que sucedem. Se o primeiro filme do Gato das Botas não foi um sucesso na crítica, o mesmo não pode ser dito sobre o Gato das Botas: O Último Desejo. Este filme conquistou os espectadores de todas as idades ao conseguir focar em temas como a morte, a ansiedade e o pânico, num filme de animação, um meio muitas vezes, e erradamente, considerado para o público mais infantil.


O Gato das Botas descobre que as suas 9 vidas (sim, filme americano logo o gato tem 9 vidas) estão no final e com isso começa a temer a morte como nunca o fez. É então que decide começar a sua jornada em busca do mítico Último Desejo para que a sua vida seja estendida enquanto enfrenta novos vilões.


Além de todos os pontos sensíveis que aborda, estando até representado um dos melhores ataques de pânico do cinema, Gato das Botas: O Último Desejo destaca-se também pela sua animação bastante refinada e complexa, havendo uma mistura complexa entre cores, texturas, planos e velocidades. É um filme que encanta a vista e as nossas emoções, sabendo tocar nos vários pontos para que seja um filme que queiramos sempre rever e lembrarmo-nos.


2. Como Treinares o Teu Dragão 2 (2014)


Poster Como Treinares o teu Dragão

Sendo que só poderia colocar um filme da série, escolhi mesmo o meu favorito e aquele que consegue evoluir o nível que já ia alto com o primeiro filme, que havia saído em 2010. Como Treinares o Teu Dragão apesar de valer como um filme individual, acaba por subir as suas avaliações através do conjunto dos três filmes, sabendo construir e terminar uma história lindíssima.


Neste segundo filme, é descoberta uma gruta repleta de novos dragões e uma hierarquia nestes. No entanto, descobrem também que existe quem os consiga controlar e como tal tenta destruir toda a relação que tinha sido construída entre dragões e vikings.


Como Treinares o Teu Dragão 2 traz uma vertente ainda mais emotiva à série, fazendo até o espetador mais frio aquecer os seus sentimentos. Não é apenas um filme sobre a relação entre os protagonistas e é isso que o torna tão especial. Somos abraçados por todas as personagens e acabamos por sofrer devido a isso, mas também vemos a evolução das personagens ao longo da vida, como muito poucos filmes de animação acabam por fazer.


Menções Honrosas: 


Menções honrosas

Num estúdio tão grande e tão importante no cinema como a DreamWorks, seria impossível compactar os seus melhores filmes em apenas cinco e deixar outros tão marcantes de fora. Por isso mesmo, fica aqui uma menção honrosa a outros três que conseguiram marcar a diferença e cada um de uma forma díspar.


O Príncipe do Egipto (1998) é a segunda longa-metragem da Dreamworks e a primeira de animação, marcando assim o início de uma história de sucesso do estúdio. É uma adaptação do Livro de Êxodo e conta a história de Moisés e a libertação do povo hebreu. É um filme com várias sequências musicais e que não deve ser visto como uma forma unicamente bíblica.


O Caminho para El Dorado (2000) marcou a minha infância, mas nem só por isso tem direito a esta menção. É a história de dois irmãos que descobrem o El Dorado e aprendem a gostar não só do ouro, mas também das pessoas. 

Destaque também para a soundtrack composta por Hans Zimmer e John Powell, com música escrita por Elton John e Tim Rice. Na versão portuguesa as músicas ficaram a cargo de Henrique Feist.


O Panda do Kung Fu (2008) é um filme marcadamente mais infantil à primeira vista, mas conta com uma das melhores combinações de vilões numa só série de filmes. A voz de Jack Black encaixa na perfeição na versão original, sendo impossível haver um melhor casting para uma personagem tão parecida com o ator. O último filme acaba por ficar aquém das prequelas, quer seja pela animação ou até mesmo pela vilã.


1. Shrek (2001)


Poster Shrek

Impossível referir filmes da DreamWorks e não focar todas as atenções no mais espetacular de todos: o Shrek. Em 2001, fomos apresentados ao mais famoso ogre do cinema e que conseguiu conquistar a atenção de todos, quer seja através do magnífico humor, para diferentes idades, que é inserido, quer seja devido à animação e às suas personagens.


Um ogre é contratado para salvar uma princesa, de forma a que o pantano volte a ser seu. No entanto, esta aventura não é um simples conto de fadas e acaba por juntar um burro, um dragão e uma princesa que está longe de ser o arquétipo idealizado.


Shrek conseguiu marcar diferentes gerações através dos vários filmes que foram sendo lançados ao longo dos anos, mas a verdade é que nenhum conseguiu ultrapassar o sucesso e a recepção que o primeiro teve. Foi diferente de tudo o que se viu na altura, com uma abertura gigante para fazer troça dos outros filmes do género ou até mesmo do grande estúdio da Disney. Tudo isto foi muito bem recebido entre a crítica e os espectadores que ficaram, assim como eu, rapidamente conquistados pelo grande ogre verde.

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page